22 de fevereiro de 2020

10 dicas para economizar energia

Não é uma missão impossível, pois com ações simples, como desligar as luzes ao sair de uma sala ou desconectar aparelhos que não estão sendo usados, podemos reduzir o gasto de energia.

Para isso, abaixo, você pode aprender dicas simples que, além de muito práticas, ajudarão a tornar seu consumo mensal de eletricidade mais eficiente.

10 dicas que retiramos do site da EDP para economizar energia em casas



Verifique se a instalação elétrica da sua casa não está vazando. Uma maneira simples de fazer isso é desligar as luzes e desconectar todos os dispositivos; Feito isso, verifique se o medidor não gira.

Ao escolher as lâmpadas, prefira as mais eficientes , pois consomem 75% menos energia e duram muito mais que as tradicionais.

Verifique se as portas e janelas fecham bem , otimizando o uso de ar condicionado no verão e no inverno. Também é recomendável limpar os filtros regularmente.

Leia também: Como emitir a segunda via da conta de energia EDP

Reconheça os aparelhos com baixo gasto elétrico, verificando a rotulagem de energia. Prefira os classificados com a letra A , pois apresentam alto nível de eficiência e representam um consumo abaixo de 55% em comparação com outros produtos da sua classe.

Para suas instalações elétricas, prefira sempre cabos de cobre , pois são excelentes condutores de energia, flexíveis e de alta durabilidade.

Lembre- se de desligar a luz quando sair de uma sala e desconectar os aparelhos quando eles não estiverem sendo usados   como carregador de telefone, chaleira, aparelho de som, TV, entre outros.

Dessa forma, você evitará o "consumo de vampiros".










Desligue o computador se não o estiver usando, pois na hibernação você continuará consumindo até 70% da energia que gasta sendo totalmente consumida.

Evite usar a máquina de lavar louça, pois 90% do seu consumo é devido ao processo de aquecimento da água e os 10% restantes são usados   para agitar a água.

Use o microondas em vez do forno elétrico para aquecer os alimentos, é mais eficiente, seu gasto de energia é menor e atende ao mesmo objetivo.

Para iluminar banheiros, cozinhas, pátios ou garagem , prefira tubos fluorescentes , além de economizar energia, a potência e o alcance da sua luz são maiores.

Nenhum comentário: