22 de junho de 2008

Firefox 3


O Firefox 3.0 finalmente chegou à versão final e trouxe uma série de inovações. Além da já famosa navegação em abas, o aplicativo recebeu diversos recursos, alguns deles inéditos, que mostram que o produto de código aberto veio para se firmar como um concorrente ainda mais forte para o Internet Explorer, o navegador da Microsoft.

Mais estável, com mecanismo de interpretação de código mais rápido - o que significa que o programa leva menos tempo para abrir as páginas, o Firefox 3.0 faz bonito. É verdade que desde a primeira versão RC o aplicativo já estava bastante estável, mas na versão final mais uma série de brechas foram fechadas e a navegação está mais segura.

Um diferencial importante é a navegação por abas (ou, na terminologia da Microsoft, "guias"). Muitos usuários do Windows que usam apenas o Internet Explorer estão acostumados apenas com o modelo de navegação em janelas separadas. O Firefox, seguido de perto pelos navegadores Opera e Konqueror (este exclusivo para Linux) foi pioneiro na navegação por abas, em que vários sites podem se acomodar na mesma janela, economizando espaço na área de trabalho do usuário. O conceito foi tão bem aceito que a Microsoft incluiu o recurso na versão 7.0 de seu navegador, lançada junto com o Windows Vista.

Para quem chegou agoraPara o usuário que nunca teve contato com versões anteriores do Firefox, vale destacar alguns de seus recursos antigos que o tornam uma alternativa a ser pensada na navegação. O principal deles é a possibilidade de estender seus recursos por meio de complementos.

Por exemplo, é possível transformar o Firefox em um cliente de FTP ou de BitTorrent ou até mesmo de mensagens instantâneas apenas instalando um complemento. Há centenas de tipos diferentes de complementos como dicionários, gerenciadores de favoritos, gerenciadores de downloads e até mesmo jogos. O caráter de código aberto - isto é, o programa que pode ser modificado livremente por programadores - oferece aos usuários uma imensa gama de aplicativos extras que acrescentam funções importantes às já existentes ao navegador.

Adicionalmente, conta com todos os recursos já conhecidos em outros aplicativos do gênero:
favoritos, histórico de navegação e ferramentas de privacidade.

Versão final? O que isso quer dizer?A versão final está disponível, mas isto não quer dizer que ela permanecerá intocada. Vulnerabilidades sempre são encontradas e um refinamento se faz necessário uma vez ou outra. A versão final é o ponto em que o aplicativo chega ao nível planejado pelos desenvolvedores, com recurso e estabilidade suficientes para ser utilizado com segurança pelas pessoas em geral.

Empresas de segurança já encontraram brechas que atingem a versão 3.0, algo que deve ser corrigido brevemente pela comunidade ativa que desenvolve o navegador. Nem bem a versão 3.0 estava sendo lançada e a Fundação Mozilla já trabalhava em mais um lançamento, agora o 3.1.

Prevista para julho, esta nova versão trará alguns recursos como miniaturas para abas, autocomplemento de texto melhorado e revisão do mecanismo que interpreta códigos HTML. Esse último aprimoramento trará melhorias na maneira como as páginas são mostradas, acrescentando elementos de HTML 5 e sombras em CSS.

Onde baixarO Firefox 3.0 está disponível em múltiplos idiomas, entre eles português do Brasil, para os principais sistemas operacionais de hoje: Windows, Mac OS X e Linux. Qualquer interessado pode baixar gratuitamente a versão certa para seu computador através do endereço baixar Por ser software livre, o Firefox pode ser baixado e distribuído sem reservas por qualquer um - isso não é considerado pirataria.
Fonte: terra

Nenhum comentário: