18 de abril de 2008

Cinta com bluetooth vai detectar movimentos do feto


Investigadores da Universidade da Beira Interior estão desenvolvendo o protótipo de uma cinta para grávidas que registra os movimentos do feto, disse esta quinta-feira à Agência Lusa, Sérgio Lebres, um dos docentes envolvidos no projeto.

O projecto está sendo desenvolvido em conjunto com o serviço de obstetrícia do Hospital da Covilhã e empresas de eletrónica de aplicação específica instaladas no Taguspark, em Oeiras.

"O tecido da cinta vai integrar circuitos eletrónicos que registram diversos dados, como as movimentações do feto, batimentos cardíacos e que pode ligar um alarme se houver algo errado", explicou Sérgio Lebres.

Os dados serão gravados num cartão de memória e poderão ser descarregados e enviados por correio eletrónico para um médico. Poderão também ser acessados remotamente, uma vez que a cinta vai dispor de conectividade Bluetooth para integração em redes.

"O produto poderá ser especialmente útil no final da gravidez, em que é obrigatória a realização de exames semanais, embora se saiba que isso nem sempre acontece, especialmente nas zonas do interior do país", adiantou o docente.

A cinta surge como uma solução de telemedicina para rastreio pré-natal, "que permite ao mesmo tempo que a mãe faça as atividades normais do dia-a-dia".

A cinta para grávidas é o projecto mais emblemático entre o vestuário inteligente desenvolvido por quatro investigadores de diferentes áreas e departamentos da Universidade da Beira Interior.

Nenhum comentário: